Nissan Prepara Eletrificação Completa no Brasil

Nissan Prepara Eletrificação Completa no Brasil

A Nissan do Brasil pegou a eletrificação como estratégia principal.

A fabricante aproveitou uma tarde chuvosa no autódromo e Interlagos, em São Paulo (SP), para evidenciar novamente suas alternativas nesse mercado, ressaltando a importância do tema também no país, bem como promovendo um pequeno test-drive com alguns modelos híbridos e elétricos. Durante o "Intelligent Mobility", o presidente da Nissan, Marco Silva, deixou claro que algumas destas soluções estão próximas do nosso mercado. E não estava fazendo referência apenas ao elétrico Nissan Leaf, que já está em pré-venda por R$ 178.400 e começa a ser entregue em maio.
O executivo falou, sobretudo, da tecnologia E-Power, atualmente disponível no compacto japonês Note, que se move por motor elétrico com bateria abastecida por um motor a combustão. É essa tecnologia que já está sendo adaptada para modelos fabricados no Brasil -- o primeiro modelo será o Nissan Kicks E-Power, mas o sedã médio Sentra também está na mira.  Não só vendas: Silva falou sobre o suporte técnico para a comercialização do Leaf. como também sobre o projeto movido a hidrogênio a partir do nosso etanol. Por outro lado, praticamente descartou a vinda da versão híbrida do SUV médio-grande X-Trail.
No plano, o executivo adiantou ainda possibilidades sobre a nova linha de compactos que substituirão March e Versa atuais.
Para o Brasil, isso é uma grande possibilidade. Para ter híbrido tem que ter desenvolvimento para nossa gasolina e talvez não valha a pena pelo volume do produto. Tem que levar em consideração ainda o ciclo de tecnologia, além de outros critérios, como estar dentro da nossa linha de desenvolvimento e ser um modelo que tenha continuidade no mercado. Lembrando que a Nissan vai lançar, até 2022, oito novos produtos globais 100% elétricos.
Dentro desse plano de eletrificação da Nissan, tem o Note E-Power que está aqui no Brasil em testes. Essa tecnologia será aplicada à nova linha de compactos que vai substituir March e Versa em 2020? Ou o Kicks é o favorito para estrear a solução no país?
A gente quer fazer com que eles compartilhem uma plataforma modular global e que toda essa linha seja compatível com o E-Power. O Kicks é um forte concorrente para receber a tecnologia e isso já está em desenvolvimento. Nosso planejamento é ter o E-Power até 2022. O Nissan Note E-Power está há quatro meses em testes no Brasil, a Nissan está em uma segunda fase de desenvolvimento de motores para o sistema. O E-Power é uma grande solução, parte de uma evolução com várias possibilidades. Uma delas seria um motor que não necessariamente precisa ser o 1.2 do Note. Pode ser um 1.0 ou até menor, e é isso que a gente está desenvolvendo. Vamos ajustar para a nossa realidade.
Falando de elétrico puro, o Leaf, já está em pré-venda com 15 unidades encomendadas. Como está o processo de capacitação da rede e como o cliente vai receber este carro? O Leaf precisa ter orientação correta e essa orientação faz parte do pacote para quem compra o carro. Terá todo um conteúdo técnico. Estamos trabalhando a questão do carregador elétrico, que tipo de instalação elétrica a residência deve ter. Vender um Leaf é bem diferente. Temos de garantir qualidade e treinamento, com profissional qualificado para mexer na bateria, capacitação e ferramentas específicas antes que o carro comece a ser entregue.



Publicado em: 28/02/2019