Nissan Kicks leva 4 de 5 estrelas em teste de colisão

Nissan Kicks leva 4 de 5 estrelas em teste de colisão

SUV fabricado no Brasil foi bem em impacto lateral, teste que fez Onix e Ka ficar com 0. Mas apresentou proteção fraca para o peito do motorista em batida frontal, diz entidade.

Nissan Kicks conquistou 4 estrelas de 5 possíveis no teste de colisão do Latin NCapdivulgado nesta terça-feira (12). O SUV fabricado no Brasil obteve este resultado tanto na proteção para adultos quanto na de crianças.
Outro modelo da Nissan, o Murano, SUV maior que o Kicks e que não é vendido no país, conseguiu as 5 estrelas para a proteção de adultos. E o Chevrolet Aveo, modelo que também não é oferecido no mercado brasileiro, levou zero.
Apenas 3 de 9 carros vendidos no Brasil e testados neste ano pelo Latin NCap receberam 5 estrelas: Toyota Corolla, Volkswagen Golf e Volkswagen Polo, todos com preços a partir de R$ 50 mil.
Impacto lateral
Segundo a entidade, que realiza testes de segurança independentes, o Kicks tem proteção contra impactos laterais "de adequada para boa, sendo aceitável em termos globais".
Este tipo de teste, que não é exigido pelo governo brasileiro para homologar veículos para venda, fez com que o Chevrolet Onix e o Ford Ka levassem zero, recentemente.
Controle de estabilidade
A organização também destacou que o Kicks oferece controle de estabilidade (ESC) "que cumpre com os requisitos do Latin NCAP quanto a rendimento e disponibilidade". O recurso, porém, é opcional na versão mais barata do SUV. Ele será obrigatório nos carros novos no Brasil a partir de 2022 - a partir de 2020, modelos inéditos já terão de sair com ele de fábrica.
Ao G1, o Latin NCap respondeu que é o mesmo caso do Polo - no hatch, o controle de estabilidade é de série apenas nas versões mais caras, com motor turbo. Segundo as regras da entidade, é necessário que a versão mais vendida do modelo tenha ESC de série ou que exista uma quantidade de unidades igual a da versão mais vendida que tenha o recurso como padrão.

Pontos fracos
No entanto, o modelo não levou as 5 estrelas possíveis porque demonstrou fraca proteção para o peito dos ocupantes, apresentando "um desempenho apenas instável na estrutura e na área dos pés no teste de batida frontal", de acordo com o Latin NCap.
Para a proteção de crianças, o que impediu a conquista foi a falta de botão de desativação do airbag do passageiro da frente, para caso seja necessário colocar uma cadeirinha naquele assento, e a sinalização de Isofix (para fixação da cadeirinha), que não cumpria com os requisitos do Latin NCAP.
Murano 5 estrelas
Fabricado nos EUA, o Murano foi equipado com 7 airbags, assim como o Kicks será vendido naquele mercado no Brasil, as versões de entrada têm apenas os 2 obrigatórios.

O modelo tinha sido avaliado no ano passado, alcançando apenas duas estrelas para os ocupantes adultos e 4 para crianças. Agora, apesar da nota máxima para proteção de adultos, o SUV ficou com apenas 3 estrelas para a de crianças.
"A diferença nos resultados, de 3 para 3 estrelas, é explicada pela variação mínima sobre o limite de valores no teste dinâmico desses ocupantes, provavelmente devido à alteração no rendimento estrutural no teste de batida frontal", disse o Latin NCap.



Publicado em: 13/12/2017