Nissan faz testes com carro elétrico SOFC no Brasil

Nissan faz testes com carro elétrico SOFC no Brasil

O Brasil foi escolhido para ser palco dos primeiros testes da Nissan com o protótipo de um veículo movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC). Ele funciona por meio de energia elétrica de bioetanol. Com a combinação dessa com outras duas tecnologias (motor e baterias elétricos), é possível chegar a uma autonomia de 600 km com apenas 30 litros de etanol no tanque.
 
A pesquisa e o desenvolvimento da Célula de Combustível e-Bio foi anunciada pela marca em junho do ano passado, em Yokohama, no Japão, porém o veículo foi revelado mundialmente em agosto, na véspera da abertura dos Jogos Rio 2016. O motor é limpo, altamente eficiente e funciona 100% com etanol ou água misturada ao etanol para carregar uma bateria de 24kWh.
 
Suas emissões de carbono-neutro são tão limpas quanto a atmosfera, o que será a parte do ciclo natural do carbono. Além disso, a Célula de Combustível e-Bio oferece a aceleração viva e condução silenciosa de um veículo elétrico, juntamente com os seus custos baixos de manutenção, ao mesmo tempo em que possui a autonomia de um veículo movido a combustível fóssil.
 
A Célula de Combustível e-Bio vai tornar real a proposta \"Nissan Intelligent Power\", promovendo uma maior eficiência e eletrificação dos carros e o prazer da condução, assim como também desenvolvendo novas tecnologias de baterias de veículos elétricos, como, por exemplo, as que equipam o Nissan LEAF, o Nissan e-NV200 e o Nissan Note e-Power.
 
A Célula de Combustível e-Bio oferece transporte ecoamigável e cria oportunidades regionais de produção de energia e pode utilizar uma infraestrutura que já existe. No futuro, ela vai se tornar ainda mais ecoamigável, pois o etanol misturado com água é mais fácil e seguro de manusear do que outros combustíveis. Sem a necessidade de se criar nova infraestrutura, isto tem grande potencial de crescimento de mercado.

Fonte: https://goo.gl/qlC7XP

Publicado em: 29/05/2017