Dois Motores e Tração Integral, Confira o Nissan Leaf Esportivo

Dois Motores e Tração Integral, Confira o Nissan Leaf Esportivo

A Nissan trabalha para deixar os próximos lançamentos 100% elétricos com uma pegada bem mais esportiva. Prova disso é o protótipo do Nissan Leaf equipado com dois motores elétricos e tração integral. No campo de provas da marca no Japão, experimentamos o hatch "apimentado" para entender o que vem por aí.
 
Por fora, com exceção dos adesivos e das rodas, até parece se tratar de um modelo convencional. Com base no Leaf e+, versão com autonomia ampliada, o protótipo AWD ganhou um motor elétrico adicional. Desta forma, o carro é tracionado por um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no traseiro, gerenciado por um sistema de controle de tração integral sob demanda.
 
Com esta configuração, o Nissan Leaf especial fica com temperamento bem esportivo ao dispor de 309 cv e 69,3 kgfm de torque na soma dos dois motores. Para efeito comparativo, a versão convencional entrega 149 cv e 32,6 kgfm.
 
Dados de desempenho não foram divulgados. Na pista foi possível acelerar a versão convencional, que já é bem interessante com seus 6,9 segundos para chegar a 100 km/h, e também a versão mais nervosa. Com os dois motores o Leaf, de fato, se torna um carro esportivo com aceleração ainda mais vigorosa.
 
Também foi possível testar o sistema de gerenciamento do chassi, o qual tem como objetivo minimizar o balanço da carroceria durante as acelerações e também em curvas mais fechadas. Outro ponto testado foi o controle da tração em piso molhado, além de área na qual aceleramos em 360 graus. Enquanto o carro de tração dianteira tende a escapar de frente, o protótipo com tração integral se manteve na trajetória sem desvio, mesmo sob aceleração forte.
 
Tudo isso serviu para mostrar que a nova geração de carros elétricos da Nissan terá uma pegada mais esportiva. Takao Assami, vice-presidente sênior de pesquisa e engenharia da Nissan, afirmou que todas estas tecnologias juntas ajudarão a "dar um grande salto em termos de aceleração, performance nas curvas e na frenagem, para ficar à altura dos mais recentes carros esportivos".
 
O primeiro modelo a receber as novas tecnologias deve ser o futuro SUV elétrico Ariya, mostrado como conceito no Salão de Tóquio.


Publicado em: 12/11/2019