Sistema de alerta é criado para motorista não esquecer nada no banco traseiro

Sistema de alerta é criado para motorista não esquecer nada no banco traseiro

Quem nunca esqueceu algo dentro do carro e depois teve que voltar para buscar? Sim, todo mundo pelo menos uma vez. Pensando em todos esses casos, a Nissan criou um novo sistema para impedir que os motoristas esqueçam coisas no banco traseiro: o RDA (Rear Door Alert, ou alerta de porta traseira).
O sistema monitora as travas das portas de trás para verificar se foram abertas ou fechadas antes e depois de um trajeto e dispara uma série de notificações caso uma delas tenha sido usada antes de uma viagem mas não depois dela. Os chamados só são ativados quando veículo está estacionado e a ignição desligada, e vão desde um alerta visual no painel de instrumentos até disparos progressivos da buzina. Para os casos em que o motorista deixou algo no carro propositalmente (como uma mochila) por exemplo, o RDA pode ser configurado e desligado temporária ou permanentemente, de acordo com a Nissan.
A ideia é de Elsa Foley, engenheira industrial, e Marlene Mendoza, engenheira mecânica, que sentiram necessidade de pensar em algo que lembrasse os motoristas de checar os bancos traseiros antes de sair do veículo. "Percebemos que teríamos realmente que fazer algo quando a Marlene descobriu, em uma manhã, que havia esquecido uma travessa de lasanha no banco traseiro do carro desde a noite anterior depois de voltar de um longo dia de trabalho", comentou Elsa em nota.
Seja para quando o motorista esquece alimentos dentro do carro ou em casos mais sérios,  de acordo com a Nissan.



Publicado em: 13/09/2017